Palestra sobre técnica e tecnologia empolga primeiro período de Jornalismo

por Mariana Dias

Na última sexta-feira, 8, os alunos da segunda turma do curso de Jornalismo da Rural receberam a visita do historiador Paulo Roberto Pinto de Araújo, mestre em História pela UFRJ e professor há oito anos da Universidade Veiga de Almeida. Ele veio à convite da professora e coordenadora do curso, Simone Orlando, para expor uma tema mais do que atual: técnica e tecnologia. Com isso, enriqueceu as aulas da disciplina ministrada pela própria Simone, Comunicação e novas Tecnologias.


A aula/palestra começou por volta das 18h30m. Os alunos se mostraram muito interessados e empolgados com a visita. Paulo Roberto iniciou sua exposição citando Karl Marx, relacionando seus pensamentos sobre a Revolução Industrial com o rápido desenvolvimento das tecnologias atualmente. Para explicar o que vem a ser tecnologia, ele remeteu à questão da técnica, que representa a relação do homem com a natureza. Em contrapartida, coloca-se a tradição, as crenças, que tinham muita influencia no meio da filosofia.

Durante a palestra, a professora Simone ressaltou a importância do letramento para o desenvolvimento da técnica. A partir do momento em que a técnica foi disseminada através de livros, passou a conservar-se.

O convidado continuou a desenvolver o tema historicamente, dessa forma, falou de ciência e explicou algo muito importante para se entender a relação entre técnica e tecnologia: a diferença entre a ciência como aplicação técnica e como forma de experimentação. Quando a ciência foi desenvolvida, os grandes cientistas tinham como objetivo apenas pensar em uma nova maneira de ver o mundo, eram os filósofos da natureza. Eles utilizavam seus experimentos como forma de arte. Um exemplo claro é Galileu, que trabalhava como engenheiro e usava suas experimentações como forma de arte.

A partir do momento em que a ciência lançou mão da tradição e passou a ter como objetivo a aplicação técnica, ela se transformou em tecnologia, segundo Paulo Roberto. Ele citou vários exemplos de ciência que virou tecnologia. O Projeto Manhatan foi o primeiro que envolveu empreendimento cientifico, propriedades privadas, Estado, conhecimento universitário. Desse principio, surgiu a tecnologia.

O professor Paulo Roberto finalizou a palestra concluindo que a tecnologia tem como objetivo a mudança e não a aplicação. Portanto, estudar as “Novas Tecnologias” não deixa de ser um tanto quanto contraditório, considerando-se que a tecnologia é sempre nova.

Os alunos ficaram extremamente motivados durante toda a palestra: contestaram, expuseram suas opiniões e adoraram a idéia de aula/palestra da professora Simone.

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages